sábado, 6 de junho de 2026

Essência da Vida.

REFLEXÃO DO DIA
06.06.26

A beleza é a essência da vida e todo ser humano é belo. Perdemos essa essência quando julgamos as pessoas e situações a partir das limitações das nossas próprias perspectivas. 

Não julguemos pelas aparências, pois tudo que é vida possui beleza, visto que ela reside na eternidade e não apenas em nossa mente. 

Uma flor é bela na simplicidade de sua existência, e não é preciso que sejamos iguais a ela. Uma criança é bela em suas despreocupadas brincadeiras, e deve nos servir de exemplo. Uma estrela é bela em seu noturno esplendor ao iluminar a noite com seus reflexos de luz. 

Há beleza até mesmo na morte, posto que a morte é a passagem para uma nova existência de luz, amor, alegria e paz. E a alegria não está apenas naquilo que a nossa retina capta.

Ao permitirmos a nós mesmos ver a beleza da vida, estamos automaticamente reconhecendo e aceitando nossa beleza interior. Dessa forma, como  a gratificante simplicidade da flor,  nossa própria beleza reluzirá como uma estrela brilhante no firmamento da Criação Divina. Agradeçamos a Deus por essa graça.

Um excelente final de semana para todos nós.
Lição da Psicanálise Integrativa 

terça-feira, 12 de maio de 2026

Terapia da Oração

REFLEXÃO DO DIA 12/05/2026


Para avançar ou resistir, pensemos na força que temos.  

Essa força vem com pensamentos positivos. Se quisermos avançar, pensemos que podemos, e avançaremos; que aparecerá uma solução, e aparecerá; que seremos bem sucedidos, e seremos. Se for para resistir, resistiremos, pensando que não nos abalaremos e que saberemos nos defender.

Se nós mesmos nos tratarmos como fracos, como faremos aparecer a força? 

Ora, o nosso "pensar positivo" é que produz força na ação, alegria na vida e paz na consciência. O "pensar negativo" traz fraqueza, desanimo, desespero e até revolta. Qual a melhor decisão?

É por isso, que devemos preservar a mente, evitando a negatividade e crendo no infinito potencial que possuímos, mercê da bondade Divina.

Reafirmemos, nesta segunda feira, a nossa mente positiva, e creiamos que, com Deus, nada nos vencerá e sempre nos consideraremos fortes, pois, querer ser forte já é o começo da força.!
Deus abençoe sempre!

sábado, 2 de agosto de 2025

Mulheres sábias .

REFLEXÃO DO DIA.Mulheres Sábias praticam o Evangelho 
02.08.25

Confiemos em Deus e sigamos em frente.

A confiança em nosso Criador é o conduto por onde passam as emoções e os fios mentais positivos. É o ponto central pelo qual tudo deve passar.

Sem confiança em Deus, as nossas decisões perdem força e consistência. Os projetos, por mais bem elaborados que sejam, não se concretizam de forma plena por falta dessa confiança divina.

Acreditemos em Deus, e a crença em nós, na nossa capacidade e inteligência, se redobrará. 

Esforcemos, nos planejemos, e ajamos com destemor na certeza de que, com Deus, nossos pés estarão sempre no melhor caminho, pois Ele é nosso parceiro de jornada.

Neste sábado, reforcemos nossa convicção de que Deus tudo pode, e aceitemos que Ele é o nosso ponto inicial e de chegada à nossa felicidade.
Lição da Psicanálise Deus e eu.

domingo, 13 de julho de 2025

Discípulos Mentores Cristãos

  Reflexão do dia.Atenos a palavra de Deus
Isaías 65:24 | ARC

24 E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. 

Os ouvidos do Senhor estão atentos para nos ouvir. Seus braços estão abertos para nos receber. Clame pelo Senhor, diga a Ele suas necessidades e motivos de gratidão. Ele te ouvirá e responderá.

Escola de formação de Discípulos Mentores Cristãos.

sábado, 12 de julho de 2025

PROPÓSITOS da Mente

REFLEXÃO DO DIA PROPÓSITOS 
12.07.25

Tenhamos sempre em mente que temos um destino maravilhoso pela frente, e que tudo o que nos acontece tem o propósito de nos orientar nesta caminhada, e que somos os únicos responsáveis pelas nossas decisões.

Então procuremos caminhar da melhor maneira possível. Não permitamos que mágoas, decepções e desenganos nos façam companhia somente porque apareceram problemas e dificuldades. 

Tiremos da mente o que for decadência, doenças, desânimos, tristezas e derrotismos. Pelo contrário, nos inclinemos para o lado bom e belo, e acreditemos estar a nossa vida na direção correta do aprimoramento e da felicidade.

Sintamos ser possível a renovação e a mudança de rumo quando necessário.  Tal qual nas árvores  onde surgem, através da poda, mais brotos, mais força e muito mais vida, assim também, vez ou outra, precisamos podar em nós, o pessimismo, as ações negativas e o desamor.

A beleza, o vigor e a alegria da natureza movem-se também dentro de nós, não se justificando permanentes lembranças tristes e visões negras para o nosso futuro. Além disso, e o mais importante, é que Deus está do nosso lado, nos amparando e nos protegendo sempre que O procuramos.

Neste sábado, reforcemos nosso otimismo, com razão e muita convicção, afirmando pra nós mesmos: "Ninguém tem um destino melhor que o meu, porque Deus está comigo e eu estou com Ele."

Lição da Psicanálise Deus e eu.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Reflexão.Nao guarde lugar.


Não se esqueça do ditado que diz: "Não guarde lugar para quem não tem intenção de sentar ao seu lado". Algumas pessoas não valem nosso esforço. Não valem nosso empenho nem intenção de proximidade. Elas simplesmente não fazem questão. E insistir em manter um laço sem reciprocidade só irá nos desgastar, cansar, decepcionar. Quanto antes você entender isso, mais cedo aprenderá a valorizar quem está ao seu lado, seus afetos verdadeiros, sua história bem contada. E enfim adquirirá uma espécie de amor próprio que não lhe permitirá mais remendar porcelanas quebradas. Entenderá de finais e recomeços, e aprenderá a não sentir um pingo de culpa por se amar em primeiro lugar.

(Fabíola Simões)
Lição da Psicanálise, Deus e eu.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Escola Social

REFLEXÃO  da Terapia do Dia a Dia
Escola da Vida

A terra é a grande escola das almas, em que se educam alunos de todas as idades. Se atingimos o nível das grandes experiências, não nos inquietemos com a extensão e o volume do trabalho.

Não enxerguemos inimigos nos nossos semelhantes que têm dificuldade de entendimento. Muitos deles ainda não saíram do jardim de infância espiritual.

Troquemos sempre o mal pelo bem; a mentira pela verdade e a indiferença pelo amor. A ignorância e a inexperiência dos corações que se iniciam na luta, quase sempre, causam uma grande confusão em torno do espírito que está em busca de si mesmo. Por isso, padeceremos muitas vezes de aflição e desânimo. 

Mas, não nos perturbemos por isso. Se as ilusões e os brinquedos da maioria não mais nos satisfazem, é que a maturidade nos inclina a ver horizontes mais vastos. E não nos esqueçamos de que somente o Divino Mestre é bastante sábio e forte para nos acalmar. 

Ouçamos-lhe o apelo divino: "Vinde a mim, vós que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei." E ninguém pode nos impedir o acesso à fonte dessa luz de bondade infinita. O Mestre é o Eterno Amigo que nos rompe as algemas, nos abrindo as comportas do consolo e da paz.

Saibamos, pois, querer. Sofremos? Estamos fatigados? Tropeçamos sob os fardos do mundo? Atendamos hoje mesmo ao “chamado”, porquanto, o Criador nos reserva braços abertos em aconchegante colo,  em incansável abnegação e misericórdia para conosco.

Com esta segunda-feira, iniciemos a semana nos lembrando de que, as circunstâncias se modificam com as horas, de que os dias não são iguais, mas o chamado "Vinde!", do Divino Pai, ecoa sem limite de tempo. Atendamos, pois!
Lição da Psicanálise, Deus e eu.

terça-feira, 2 de julho de 2024

propósito de Vida

Havia um sábio que vivia nas montanhas, dedicando sua vida à busca espiritual. Um dia, um jovem viajante chegou à sua cabana, buscando orientação. O jovem estava perdido, confuso e cheio de perguntas sobre o propósito da vida.

O sábio convidou o jovem para sentar-se e compartilhou a seguinte história:

“Uma vez, havia um homem que sonhou que era uma borboleta. Ele voava livremente, sem preocupações, deslizando pelas flores e sentindo a brisa em suas asas. Mas quando acordou, percebeu que era apenas um homem. Ele se sentiu preso, limitado e confuso. Ele não sabia se era o homem sonhando ser uma borboleta ou a borboleta sonhando ser um homem.”

O jovem olhou para o sábio, intrigado. “Qual é o significado dessa história?”

O sábio sorriu. “A vida é como esse sonho. Às vezes, nos sentimos presos em nossas identidades, preocupações e problemas. Mas a verdadeira espiritualidade está em transcender essas limitações. Quando nos lembramos de nossa conexão com algo maior, como a borboleta que voa livremente, encontramos paz e propósito.”

O jovem refletiu sobre as palavras do sábio e partiu com um coração mais leve. Ele percebeu que a espiritualidade não estava em dogmas ou rituais, mas na busca interior pela verdade e na aceitação de nossa natureza essencial.

E assim, o sábio continuou sua jornada nas montanhas, compartilhando histórias inspiradoras com todos que cruzavam seu caminho, lembrando-os de que somos todos parte de algo maior do que podemos imaginar.

Que essa história também inspire você em sua própria jornada espiritual! 🌟🙏
Lição da Psicanálise, Deus e eu.

terça-feira, 19 de março de 2024

Terapia da alma humana e Divina

Reflexão:  Nossa alma humana:

Não há lugar para onde ir.
Não há nada à esperar. 
Aqui é o lugar. 
Agora é o que tem.

 Enquanto corpo somos Filhos do Homem. 
Enquanto alma somos Filhos de Deus. 
Nossa forma é humana. Nosso ser é divino.

 Aquele que busca Deus deve olhar primeiro para dentro de si e não para fora. 
Encontrando-O dentro de si irá naturalmente encontra-Lo em todos os lugares, em todas as coisas, em todas as pessoas.
 Enquanto o outro for visto como a causa de nossos problemas estes nunca se resolverão. 
Somos tanto a fonte de todos os problemas como somos a fonte de todas as soluções.

Lição da Psicanálise,Deus e eu.

domingo, 17 de março de 2024

Terapia da bondade de Deus

A bondade de Deus é incrível. Ele não deseja nos punir quando erramos, mas nos limpar e perdoar.

 A Sua graça é tão grande que nos oferece perdão, purificação e redenção quando nos arrependemos de verdade. 

É uma bênção ter um Deus tão misericordioso e compassivo. Ele nos ama incondicionalmente e nos dá a chance de recomeçar.
Lição da Psicanálise , E Deus e eu

sábado, 16 de março de 2024

Um dia pra Jesus

Nossos dias são cheios de desafios, mas Deus está sempre presente. Não somos definidos pelo que aconteceu no começo, mas pelo que fazemos no final.
 O que você quer que seja escrito na lápide da sua vida? Seja um servo de Deus, uma mulher sábia. Confie que Deus quer o melhor para você. 
Mude a direção e no final tudo dará certo, desde que Deus esteja no centro.

quinta-feira, 14 de março de 2024

Presentes de Deus

DÊ PRESENTES. MESMO SEM DINHEIRO...
 
Para o inimigo: *perdão*
Para o vizinho: *tolerância*
Para o parente: *afeto*
Para os pais: *honra*
Para os avós: *ternura*
Para o desfavorecido: *entrega*
Para a criança: *modelo*
Para os filhos: *exemplo*
Para a família: *respeito*
Para o cônjuge: *amor*
Para o concorrente: *ética*
Para o cliente: *serviço*
Para o solitário: *consolo*
Para o doente: *alegria*
Para o perdido: *esperança*
Para o esquecido: *abraço*
Para o nervoso: *paciência*
Para todos: *sorriso*.
Para Jesus: *fidelidade*
Para Deus: *obediência*
Para o Espírito Santo: *submissão*
Para a trindade: *adoração*.

Estes presentes você pode dar, é só uma questão de boa vontade.

LUCAS 14:12-14. Lição da Psicanálise,Deus e eu

domingo, 26 de novembro de 2023

Terapia do Agradecimento do dia a dia.

Terapia do dia a dia.Agradecimento

Nem todas as pessoas têm o hábito de agradecer. Quando o fazem, é quase sempre, porque algo lhes trouxe alegria, vantagem ou sucesso.

Esquecemos os benefícios que advêm dos insucessos, das experiências que eles produzem, dos males que nos evitam no futuro, e do crescimento interior que nos proporcionam.

Os insucessos e revezes são próprios da vida. São como a pimenta em uma refeição: uma pitada dá um sabor especial ao prato todo.

Procuremos agradecer sempre! Agradeçamos não só pelos sucessos e aplausos, mas também pelas experiências negativas, de insucessos e de dificuldades.

Quando fazemos isso avançamos um degrau, damos um pulo para um estágio superior de evolução. Aceitar os obstáculos e procurar crescer com eles nos dá força e recursos novos, e faz com que gostemos e admiremos mais a nós mesmos, fortificando a nossa autoestima.

Seja qual for o momento pelo qual estivermos passando, guardemos bons pensamentos sobre a vida, sobre Deus e sobre nossos semelhantes. Como sementes de felicidade, as boas ações frutificarão, nos ajudando a espantar os maus fluidos e nos aproximando do Criador.

Que que tal, com este sábado, passarmos a nos lembrar mais de que toda vez que agradecemos, a vida registra um ponto a nosso favor? Vale a pena!
Lição da Psicanálise,Deus e eu 
Boa Reflexão.

sábado, 28 de outubro de 2023

Terapia da Liberdade

REFLEXÃO daTERAPIA DA LIBERDADE 

No portão de entrada do Campo de Concentração de Auschwits, na Alemanha de Hitler, havia o seguinte escrito: "O trabalho liberta". Mas, sabemos que a palavra trabalho tem duplo sentido, um Grego e outro Latino. 

Em Grego,  trabalho vem do "érgon" que é a capacidade

Liberdade lembra responsabilidade. Assim, quando alguém coloca tudo de si na realização de um trabalho, é como uma vacina que o liberta dos vícios, exatamente pelo exercício da Liberdade responsável e consciente.

Mas a frase em Auschwits, foi posta com duplo sentido, de maneira maliciosa e com intenção de enganar, pois naquele lugar, o trabalho tinha a conotação de escravidão, ou seja, era como um veneno que tinha a intenção de matar.

Por isso, na nossa vida cotidiana, antes de nos prendermos ao que nos é dito, procuremos conhecer as intenções de quem diz, pois nem todas as palavras bonitas e bons discursos têm boas intenções, ou deles podemos esperar o que imaginamos.

Estejamos sempre precavidos, e ajamos com cautela ante as facilidades que nos forem oferecidas, sem qualquer certeza da contrapartida do nosso esforço, da dedicação e do resultado a ser alcançado.

Com este sábado, final de semana, peçamos a Deus mais sabedoria para a aprendizagem de como valorizar o nosso trabalho, qualquer que seja ele, sem cairmos nas malhas do discurso fácil e da enganação.

Lição da Psicanálise,Deus e eu.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Terapia força

Quando nos sentimos desanimados, recorramos a Deus. Ele conhece nosso coração e nos promete força. Pedimos ajuda e Ele nos abençoa. Não desistamos, pois Deus tem o melhor para nós: a recompensa eterna. Sejamos persistentes e confiemos no Senhor.

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Terapia da escolha do trabalho

REFLEXÃO da Terapia da escolha do trabalho 

Ao escolher o nosso trabalho, façamos a escolha baseada no amor e nas nossas habilidades. O que se faz com o coração e com a inteligência, não resultará em vaidade e orgulho, pois, a recompensa residirá na alegria interior e na paz da consciência.

Quando nos pusermos a campo para realizarmos os deveres do dia a dia, deixemos que nossos esforços sejam guiados pela alegria, porque assim os resultados serão melhores e a dor física, se houver, perderá sua importância. 

Quando nosso trabalho é visto sob o olhar da alegria, e de um coração transbordando de amor e boas intenções, nossas tarefas serão concluídas na harmonia que faz fluir, na quietude da paz, o nosso progresso e auto-realização.

Quando falamos em fardos pesados ou incômodos, nós perdemos o contato com os nossos valores e capacidades e com o próprio objetivo da vida. Nemhum trabalho será entediante ou pesado, quando de fato amarmos e valorizarmos as oportunidades de servir a vida. 

Ela jamais esperará de nós, ou nos cobrará, mais do que aquilo que estivermos dispostos a aprender e oferecer. O trabalho quando é feito com amor, se transforma em caminho seguro para a felicidade do alcance dos nossos objetivos. 

Vivamos esta terça-feira, executando nosso trabalho e nossa vida na alegria, vivendo a ventura  da descoberta de tantas habilidades que temos ante  todas as possibilidades que a vida coloca à nossa disposiçao.

Lição da Psicanálise,Deus e eu

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Terapia da prática da fé.

Terapia da prática da fé

Aprender a verdade da Palavra de Deus é importante, mas não é suficiente.

 Precisamos colocar em prática o que aprendemos. Jesus nos ensinou isso e Tiago nos lembrou que a fé não vivida diariamente não é fé de verdade

. Se queremos viver de acordo com o que acreditamos, precisamos praticar o que aprendemos. A fé não é algo que se diz, mas algo que se vive.
Lição da Psicanálise,Deus e eu.
Tenha uma respiração consciente da alma,perdoe os erros que às vezes cometemos contra o nosso espírito.

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Terapia da aceitação

Entregue seu coração a Deus. Aceite que não podemos tudo, mas podemos fazer o melhor com o que Ele nos deu. 
 Confie na bondade e no poder de Jesus. Quando os problemas são grandes demais para serem resolvidos, ore a Ele e entregue-os.

 Creia de todo coração e verá transformações.
Palavras-chave Aceitação, Confiança, Fé. Entrega.
A roda da vida,nos permite restaurar cada área da nossa vida.Observe seu estilo de vida Dê uma nota para cada uma delas.Observe seus pensamentos, emoções e comportamentos em cada uma delas 
Seja realista com você mesmo.E lembre -se que o auto perdão é o auto  amor para restauração da alma.
Boa reflexão!🙏

Lição da Psicanálise,Deus e eu.

Terapia da esperança

1-O que você gostaria de saber sobre esperança em silêncio pense sobre suas questões.
 2F-eche os olhos e pense sobre elas três vezes.
Lição da Psicanálise, Deu e eu.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Terapia da Superação

TERAPIA DO DIA A DIA 
REFLEXÃO 

Nossa vida diária é feita de altos e baixos. Às vezes, conseguimos realizar as tarefas desejadas com certa facilidade e tudo sai como planejado. Mas existem dias que conseguimos quase nada. 

Podemos comparar a vida a uma estrada onde, com certeza, encontraremos subidas e descidas e, nessa jornada inevitável, enfrentaremos chuva fina ou tempestades e, lógico,
sol ameno ou causticante, não é mesmo?

Quantas vezes programamos realizar algo e sentimos que forças estranhas tentam nos impedir, e notamos que essas forças estão em nós mesmos nos levando ao desânimo. Quando isso acontece buscamos uma desculpa para adiar ou até desistir dos compromissos.

Não. Não podemos desistir e “deixar para amanhã o que podemos fazer hoje”. Os problemas se acumularão e o desespero virá. Não nos juntemos àqueles que querem ser felizes esperando receber tudo dos outros como meros parasitas. 

Aprendamos que na nossa estrada, quer chova ou faça sol, tudo depende de nós e do nosso querer. A decisão de realizar, cria possibilidades à medida que avançamos, e por maior que sejam os obstáculos a serem removidos, eles serão vencidos.

Tenhamos a convicção de que, com a perseverança do trabalho eficiente e constante, mesmo na execução de pequenas tarefas, faremos com alegria nossas obrigações, e sem negligenciar a menor delas seremos capazes de “transportar montanhas”.

Com  este dia, iniciemos a semana seguindo a nossa estrada com coragem e fé, e então, o sol ou chuva serão nossa motivação.

Lição da Psicanálise Deus e eu. Psicanálise Integrativa.